RELÓGIOS FALSOS X RELÓGIOS ORIGINAIS

APRENDA A IDENTIFICAR RELÓGIOS FALSOS X RELÓGIOS ORIGINAIS



Existe no mercado uma quantidade enorme de relógios falsificados e muita gente pensa que está levando para casa excelentíssimas peças de marca, quando na verdade estão sendo enganadas por trambiqueiros e organizações que bancam esse comércio ilegal. É cada vez mais difícil identificar as cópias de modelos famosos de relojoaria porque os falsificadores estão mais eficientes na imitação, ajeitando as peças em cores bastante parecidas aos relógios originais, além de colocar nas caixas desses objetos até mesmo certificados de autenticidade e número de série.

Então, o que você poderia fazer para distinguir se o relógio que está prestes a comprar é de fato original ou falsificado? Confira!

Verifique o valor do relógio
Uma das coisas mais óbvias para saber se o relógio é falsificado é o valor cobrado pelo objeto. Se o preço estiver muito abaixo do valor praticado normalmente pelo mercado, é sinal de que a peça tem grandes chances de não ser original. Ninguém quer perder dinheiro com a venda de um relógio fino, não é mesmo?

Analise as marcações na caixa e no relógio

De fato, os falsificadores de relógios estão cada vez mais exímios em colocar logotipos e sinais dos modelos quase idênticos aos que a marca aplica nos aparelhos originais. Porém, há ainda falsificações menos precisas, que você poderá identificar com mais facilidade e precisão. Para tanto, você deve pesquisar no website da grife como é o modelo que deseja e comparar todos os detalhes. Note ainda que as aplicações em serigrafia e outras técnicas tendem a descascar nos relógios falsificados, e se o modelo em questão já tiver sido muito manuseado ou já estiver a algum tempo em exposição no local, possivelmente terá registros de desgaste nas marcas e logotipos da empresa. A fonte, as cores e o espaçamento de letras devem ser os mesmos que o da grife almejada.

Veja formato, cores e material do relógio

A comparação do relógio que se tem em mãos ou que esteja sendo visualizado em um portal de compras com aquele relógio original em exposição no website da marca também possibilita que você reconheça sua autenticidade pelos detalhes do modelo. Analise com calma como são as formas e tonalidades, o material da pulseira, as saliências, curvas e ponteiros. Outro ponto importante é saber se o relógio faz parte de uma linha atualmente produzida pela marca, visto que diversos modelos falsificados são réplicas ou têm base em modelos que estão fora de linha.


Confira se a peça traz garantia e número de série

O mercado ilegal já se atentou para o fato de oferecer pormenores como número de série e certificado de autenticidade falsificado para os possíveis consumidores; todavia, nem todas as peças que estão à venda no comércio de relógios falsos apresentam esta atenção. Neste caso, é muito fácil reconhecer que não é original. Mesmo que esses documentos e registros sejam apresentados, verifique se os escritos estão borrados, apagados ou danificados.

Considere a reputação da loja ou vendedor

Quando se compra artigos de um estabelecimento confiável, que exibe serviços bem aceitos e comentados pelos clientes antigos, pode-se ter a certeza de que se esteja adquirindo peças originais de fábrica e que seguirão com um certificado de autenticidade legítimo. Sempre antes de fechar o negócio, procure saber mais sobre a empresa com a qual está negociando, veja se ela é bem recomendada no mercado. Lembre-se que, além da garantia dada pelo fabricante do relógio, uma relação de consumo, como esta está protegida pela legislação consumerista, de maneira que uma loja ou vendedor mais facilmente identificável, com CNPJ, endereço e outros meios de contato, poderá ser prontamente contatado em caso de problemas com a compra.

Na hora de comprar um relógio, preste bastante atenção se ele é original ou não. Veja todos os detalhes do objeto, se ele tem a marca escrita corretamente e vem em caixa de bom material além da Nota Fiscal Eletrônica. Adquirir um relógio que seja legítimo de uma determinada empresa reconhecida no mercado não significa apenas a certeza de que está adquirindo uma peça de ótima qualidade, mas ainda obter a garantia do produto, de modo que poderá contar com assistência técnica especializada no caso de alguma eventual imperfeição de funcionamento ou fabricação.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima