LANÇAMENTO CASSIO NA BASELWORLD 2017

LANÇAMENTO CASSIO NA BASELWORLD 2017


A japonesa Casio se apresentou em um novo stand durante a Baselword deste ano. Junto com o novo espaço, que foi desenhado para se parecer com um castelo japonês, a companhia anunciou seu reposicionamento no mercado com uma exibição temática “conectada”. Isto significa que a partir deste ano os principais lançamentos da companhia contarão com algum tipo de tecnologia e conexão: seja ela via bluetooth, rádio ou mesmo GPS, ou os três juntos. A inserção da conectividade tem como objetivo ampliar ainda mais a precisão de seus relógios e mecanismos.




Para isso, a marca divulgou um novo mecanismo chamado “3-way module”. Ele consiste na combinação de três tecnologias que realizam o ajuste automático do relógio nas mais diversas localizações geográficas – inclusive durante o horário de verão, quando ele está conectado a um smartphone. Além disso, o calibre ainda conta com um sistema de carregamento por iluminação: basta uma lâmpada fluorescente convencional para que o mecanismo obtenha energia.





 Junto com a tecnologia, um sistema de GPS que consome apenas um quarto de energia em comparação com um sistema convencional. Desta forma, a companhia teve a possibilidade de reduzir o tamanho da bateria que alimenta o movimento. Em conjunto com isso, uma antena menor e mais sensível trabalha com uma CPU que impede interferências nas conectividades oferecidas pelo relógio como um todo. O resultado é um mecanismo 10% mais fino do que a versão anterior.

A inserção desta nova tecnologia é acompanhada pela elevação da qualidade dos materiais e acabamentos usados nos relógios, o que aumentou o preço de entrada para modelos com tais características para cerca de US$ 950, algo que vai na contramão da tendência mundial – ao menos para relojoarias Suíças, que têm tentado reduzir suas margens e preços finais para se tornarem mais competitivas neste concorrido mercado.




No entanto, a marca afirma que os modelos de base continuarão em circulação. “A estratégia da Casio, especialmente para G-Shock é entrar em um novo segmento, mais premium, com produtos para uma classe social mais elevada. Por isso temos hoje uma abrangência maior de valores, que variam de R$ 400 a R$ 6.499. Isto significa que mantivemos os valores iniciais em torno de US$ 150 e também criamos produtos com alta tecnologia e qualidade para atender um mercado específico de joalherias. Neste caso, estamos falando de uma nova categoria de G-Shock, além da manutenção e atualização da linha padrão G-Shock, mais esportivo, cool, tradicional”, afirma Patricia Bacan, gerente de Marketing da divisão de relógios da Casio no Brasil.

Um exemplo para os altos padrões oferecidos pela companhia está no recém-apresentado Casio G-Shock MRG-G200HT Indigo Finish. O relógio faz uso de uma técnica tradicional japonesa em que marteladas sobre o metal entregam uma textura única. A técnica, chamada Tsuiki, está presente em detalhes da pulseira da peça, assim como da caixa do relógio. Limitado a 500 unidades, o relógio foi trabalhado pelo mestre artesão japonês Bihou Asano, membro da terceira geração de uma família dedicada aos trabalhos, com peças elaboradas para diversos pontos importantes no Japão.





Com um valor de mercado de US$ 7,5 mil, o relógio terá distribuição limitada a pontos estratégicos para a marca na Europa continental, Reino Unido, América do Norte, China, Hong Kong, Coreia do Sul e localizações específicas da Ásia, Oriente Médio e Oceania.

Da linha G-Shock, o Brasil deverá receber o modelo GPW-2000, equipado com o “3-way module”. O relógio conta com os traços estéticos de modelos voltados para o universo da aviação da linha G-Shock, com traços no mostrador que foram desenvolvidos para lembrarem indicadores de cockpit de aviões. Além das conectividades oferecidas para a precisão, o relógio ainda permite a gravação de dados de localização inicial, final e tempo de duração em voos apresentados em um mapa dentro do aplicativo da companhia no smartphone do usuário. O valor estimado para o Brasil é de R$ 6.499 e ele deverá estar disponível em outubro.



Apesar do alto valor inicial oferecido pelos modelos, Patricia informa que “este novo posicionamento é algo mundial, pois aumenta o reconhecimento e apresenta nossa expertise relojoeira ao mundo” e ainda reforça a manutenção dos preços de base praticados pela companhia.,

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