RELÓGIO TAG HEUER AUTAVIA

Em 1962, a TAG Heuer que na época chamava-se apenas Heuer introduziu o relógio Autavia, um cronógrafo voltado para pilotos de corrida que foi descontinuado em 1986. Foi uma votação organizada pela companhia no ano passado que ajudou a definir qual seria o visual adotado pela nova versão do modelo Autavia, que seria apresentado durante a Baselworld deste ano. Poucos meses depois da divulgação do modelo final, as peças finalmente chegam ao Brasil.



A votação ocorrida ao longo de 2016 reuniu cerca de 50 mil eleitores que tiveram que escolher entre 16 modelos vintage que serviriam como inspiração para a reapresentação. O vencedor foi o modelo de 1966 apelidado de Rindt, utilizado pelo famoso piloto de formula 1 Jochen Rindt durante sua carreira. O novo modelo apresenta um design retrô com um movimento novo e de propriedade da companhia.

Primeiro Heuer Autavia, apresentado em 1962
O primeiro relógio Heuer chamado Autavia foi, na verdade, um contador de painel para carros de corrida e aeronaves. O nome é uma combinação de “Automobile” e “Aviation”. Esta peça foi lançada em 1933. Jack Heuer, da quarta geração a frente da Heuer, reviveu o nome do relógio para um cronógrafo que ele criou em 1962, durante a era de ouro das corridas automobilísticas. Aquela peça era notável pelo seu bisel giratório e por seus contadores do cronógrafo encaracolados e esquema de cores contrastante e de alta legibilidade, em preto e branco. Como outros relógios inspirados no universo da corrida daquela era, como Carrera e Monaco, Autavia se tornou um favorito para muitos pilotos conhecidos dos anos 1960 e 1970, como Jo Siffert, Mario Andretti, Clay Regazzoni, e, claro, o piloto de Formula 1 Jochen Rindt, que dá o apelido ao modelo.




O modelo Autavia atual pega emprestado muitos aspectos da peça daquela época. A caixa, que antes media 39 mm de diâmetro, foi atualizada para 42 mm. O bisel possui rotação bidirecional elaborado em alumínio preto, conta com encaixes chanfrados, botões do cronógrafo vintage em formato cogumelo, coroa canelada, mostrador preto com contadores em branco decorados com motivo encaracolado, ponteiros retos de horas e minutos e indicadores em formato de bastão preenchidos com material luminescente bege. O logo no mostrador apresenta “Heuer”, como uma referência direta ao modelo sessentista. Um toque contemporâneo que não é encontrado no modelo vintage é a janela de data, que na nova peça é exibida às 6 horas.

Autavia relançado este ano, durante a Baselworld


Seu moderno movimento é o calibre Heuer 02, que é visível através de um cristal de safira posicionado no verso da caixa. Ele realiza sua operação a 28.800 vph e fornece uma reserva de marcha de 80 horas. São, ao todo, 223 componentes utilizados na elaboração do mecanismo. Entre eles, um rotor esqueletizado, uma roda de coluna e uma embreagem vertical. Estes dois últimos itens permitem uma ativação suave e precisa do cronógrafo, sem alterar a marcação padrão de horas.



Relógio TAG Heuer Autavia é reinserido na coleção da maison com duas versões. A primeira delas conta com uma pulseira de aço inoxidável estilo “grãos de arroz” e uma segunda em couro de bezerro envelhecido em que a costura de tom bege delicadamente combina com o preenchimento luminescente dos marcadores.

O modelo com pulseira em couro chega ao mercado por R$ 24.382. A marca possui lojas próprias em São Paulo e Rio de Janeiro.

SITE OFFICIAL: www.tagheuer.com


COMPARTILHAR
Anterior
Proxima