FRANÇOIS-PAUL JOURNE COM CALENDÁRIO PERPÉTUO

O relojoeiro independente François-Paul Journe adicionou um nono modelo à sua marca. A peça F.P. Journe Quantième Perpétuel fará parte da coleção Octa e virá equipado com um calendário perpétuo, além de função de salto instantâneo. O lançamento aconteceu durante o Salão Internacional de Alta Relojoaria e também no Geneva Time Exibition. A linha será limitada a 900 peças.

Um calendário perpétuo exibe dia, dia da semana, mês e fases da lua, com ajuste às variações de 30 e 31 dias, além de anos bissextos. A elaboração e engenharia de um mecanismo como este é uma tarefa um tanto complicada para a relojoaria, uma vez que a memória mecânica deve ter 1461 dias, o equivalente a quatro anos. O mecanismo é, normalmente, baseado em um sistema de engrenagens diferente do mecanismo de horas e possui centenas de componentes, alavancas e balanços. Uma pequena roda planetária dentada ligada ao mecanismo do mês completa uma volta completa a cada quatro anos, informando ao usuário o dia 29 de fevereiro. O modelo terá ajuste predefinido até o ano 2100.



F. P. Journe Quantième Perpétuel enfatiza uma leitura facilitada, com uma marcação limpa e organizada e quatro grandes aberturas no dial: dia da semana, mês, e dois dígitos independentes de data, característica comum dos outros relógios da companhia.

O salto instantâneo para cada uma das funções do calendário é controlado por um sistema especial concebido por Journe para acumular energia e liberá-la instantaneamente quando algum dos dados de calendário muda. Diferentemente de outras peças de calendário perpétuo, o relógio de Journe possui uma boa facilidade de ajuste. Todas as correções necessárias são feitas por meio da coroa de três posições, com exceção da correção rápida de meses, que pode ser feita por uma alavanca posicionada sob a saliência de uma hora, sem a necessidade do uso de instrumentos específicos. Os anos são indicados na parte central do mostrador por um pequeno ponteiro posicionado sob os indicadores de horas e minutos. O ano quatro, marcado em vermelho, representa o ano bissexto.




O movimento automático Calibre FPJ 1300.3 é elaborado em ouro rosa 18 quilates e representa mais uma marca da relojoaria; possui ainda um rotor descentralizado em ouro rosa 22 quilates, que serpenteia o movimento de maneira unidirecional com um sistema de esferas auto-bloqueador. Ele entrega ao usuário 120 horas de reserva de energia indicadas em um subdial posicionado às nove horas.

Disponível em platina ou ouro rosa 18 quilates em 40 mm (US$ 69 mil e US$ 66 mil, respectivamente – sem taxas ou impostos) ou 42 mm de diâmetro, o relógio também possui opção em ouro rosa ou ouro branco, afixado por um anel de aço e um detalhe em prata. O fabricante afirma que esse modelo praticamente substitui o chamado Octa Calendrier da coleção.



Ficha técnicas:

Movimento: Calibre FPJ 1300.3 automático; 33 mm de diâmetro e 5,2 mm de espessura; 21.600 vibrações por hora. 340 peças, incluindo 37 rubis; escape linear com 15 dentes; balanço cronométrico com peso de inércia; 120 horas de reserva de energia; placa de base com granulações e pontes com decoração em cotes de Genève.

Funções: Horas, minutos, calendário perpétuo com salto intantâneo; correção instantânea de dia da semana e dia diretamente pela coroa; correção de mês e ano bissexto via alavanca.

Caixa e pulseira: Ouro rosa ou platina, 40 ou 42 mm de diâmetro; acabamento com pulseira de couro preta.

Dial e ponteiros: Ouro rosa ou platina, com borda em aço e aro em prata para afixação; ponteiros centrais de horas e minutos; pequeno ponteiro central com indicação de ano bissexto; duas aberturas às 12 horas para dia e mês, duas aberturas às 6 horas para data de dois dígitos; poder de reserva indicado por ponteiro às 9 horas.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima