RICHARD MILLE INSERE MATERIAL DA FORMULA 1 EM RELÓGIOS

A Maison Richard Mille é pioneira na inserção de novos materiais na relojoaria, principalmente aqueles pertencentes a Fórmula 1. Durante o Salão Internacional de Alta Relojoaria deste ano, que aconteceu em Genebra, na Suíça, a marca apresentou mais um novo material: nitreto de silício. RM 011 Flyback Chronograph possui caixa elaborada com esta composição.

O novo relógio é equipado com o calibre automático RMAC1, agora atualizado para incluir um cronógrafo flyback (com um ponteiro de segundos que pode ser parado, zerado e reiniciado com apenas o apertar de um botão). Além de contar com um turbilhão e calendário anual, o mecanismo possui ainda um sistema chamado “rotor de geometria variável”, um dispositivo exclusivo, que aperfeiçoa o enrolamento do barrilete adaptando-o às atividades do usuário. Exemplificando, configurações diferentes com base no tipo de atividade física, o que ajuda a evitar o excesso de enrolamento da mola principal.


A cor castanho metálico da caixa foi conquistado a partir do inovador material da caixa, o qual é extremamente duro (1.500 vickers) e possui resistência elevada a corrosão, desgaste e variações extremas de temperatura. Além disso, o material é extremamente leve e por este motivo é usado na indústria automotiva em peças como válvulas e rotores do turbocompressor.

O processo de fabricação do nitreto de silício minimiza a porosidade na matéria-prima. O pó é formado por uma prensa isostática, em que uma pressão de dois mil bars é aplicada. A peça bruta, então, é aquecida a 1.500°C – um desvio de 10° nesta temperatura pode mudar as características físicas do material. Depois de 12 horas exposto a esta temperatura, o material terá seu volume reduzido em cerca de 20%.

As peças de nitreto de silício da moldura da caixa e do verso são usinadas com ferramentas de diamante, que são capazes de executar operações complexas requeridas para criar o formado de tonel da caixa. Depois de recortadas, cada uma das partes recebe acabamento acetinado e microjateamento. Os detalhes acetinados acompanham peças como coroa e botões do cronógrafo, construídos em ouro rosa 18 quilates. Já a moldura dos botões é elaborada em titânio grau cinco. A peça já está disponível para comercialização nas butiques da marca e revendedores autorizados.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima