VACHERON CONSTANTIN RETRÔ

Vacheron Constantin Retrô no dia 23 de Junho de 1972, no hotel Ritz de Paris, a maison relojoeira Vacheron Constantin recebeu o raro prêmio Prestige de la France. Como a primeira relojoaria suíça a receber a honra, Vacheron lançou um modelo distintivo, assimétrico, que recebeu o nome de 1972. Agora, para celebrar a abertura de sua boutique em Paris (localizada no número dois da Rue de la Paix, não muito longe do famoso hotel), a marca lançou uma nova versão deste famoso relógio de pulso.

Como o modelo original, Prestige 1972 possui uma caixa assimétrica elaborada em ouro branco que segue as leis da Proporção Áurea (a dimensão do lado maior da caixa, dividida pelo comprimento do cristal de safira do lado oposto, resulta em 1,618. Esta é a mesma proporção que aparece nos maiores ícones da arquitetura mundial, como o Parthenon ou no modulor de Le Corbusier). A nova peça também possui o movimento mecânico de corda manual ultrafino Calibre 1003. O verso da caixa possui a gravação do brasão de Prestige de la France. O relógio conta também com o Selo de Genebra (que define a qualidade do movimento).


Também como o 1972 original, a caixa curvilínea, de silhueta contida e reflexos naturais possui o mesmo tamanho (25 mm x 47 mm e 8,72 mm de espessura) e possui cristal de safira sobre o mostrador arqueado. A tapeçaria do dial possui acabamento cinza acetinado com motivo de raios solares sobre sutis linhas Chevron. Os ponteiros em formato de espada são elaborados em ouro rosa 18 quilates.

Enquanto a peça foi idealizada na década de 1970, o movimento foi fabricado cerca de vinte anos antes, na década de 1950. Seu desenvolvimento teve início em 1952 e sua primeira inserção em um relógio aconteceu apenas em 1955, no aniversário de 200 anos da companhia.

Até hoje este continua a ser o movimento mais fino do mercado. Para a nova peça, ele recebeu um acabamento ainda mais sofisticado que, ainda assim, manteve sua espessura de 1,64 mm. As pontes e placas são feitas em ouro 18 quilates e ele trabalha a 18 mil vibrações por hora. O mecanismo possui reserva de energia de 30 horas. Os motivos decorativos incluem detalhes em Côtes de Geneve, granulação circular e componentes chanfrados. Os desenhos das peças em aço são feitos inteiramente à mão.

A caixa, que possui estanqueidade a 30 metros, recebe o acabamento com uma pulseira em couro de crocodilo marrom com fivela em ouro branco, com o formato de uma meia cruz de malta, símbolo da maison.

Há também uma edição limitada de Prestige 1972, com tiragem de apenas 40 peças. Elas possuem motivos de cores mais contrastantes, em preto e branco, com mostrador prateado e pulseira em couro preto brilhante e estarão à venda apenas nas boutiques Vacheron Constantin. Ambas as versões saem por US$ 40 mil (sem taxas e impostos).




COMPARTILHAR
Anterior
Proxima